Obesidade: Um problema de saúde pública no Brasil – MATRIZ Farmácia de Manipulação

Obesidade: Um problema de saúde pública no Brasil

Obesidade: Um problema de saúde pública no Brasil

Desde 2020, instituiu-se que em 04 de março é o Dia Mundial da Obesidade, uma data para abordar e incentivar os esforços no reconhecimento da obesidade como um problema de saúde pública.

Esta, que é uma doença crônica e multifatorial, de acordo com o Ministério da Saúde, a obesidade atinge cerca de 20% da população brasileira adulta. Ao ponto que, em comparação com os demais países mais populosos do mundo, os números colocam o Brasil em 5º lugar com as mulheres, já os homens ficam atrás somente de China e EUA. 

A obesidade é definida pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, porém, também está associada a diversas outras doenças, como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes e câncer.

As doenças associadas à obesidade

Existem diversas razões pelas quais a obesidade é uma condição de risco para outros diagnósticos bastante preocupantes e um fator de alerta na vida de quem pertence ao grupo dos diagnosticados como obesos.

Quanto às cardiopatias, a obesidade pode ocasionar doenças cardíacas, como derrames, insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral (AVC)  ou hipertensão arterial, devido a grande carga que ela acarreta no sistema cardiovascular. Além de problemas de saúde que muitos nem imaginam que podem ser afetados pelo fator peso, como as doenças respiratórias, problemas digestivos, osteoartrite, apneia do sono – logo, noites mal dormidas – e até risco de certos tipos de câncer.

Isso mesmo, câncer. A inflamação causada pelo excesso de gordura corpórea no diagnóstico de obesidade, aliada a outros fatores biológicos, pode ocasionar em câncer de rim, endométrio, pâncreas, cólon e, claro, o mais frequente no Brasil, o câncer de mama.

Além disso, se engana quem acha que somente o excesso de açúcar no organismo pode levar ao diagnóstico de diabetes! O acúmulo de gordura corporal também pode levar à resistência à insulina e ao diabetes tipo 2, por interferir na capacidade das células de operar a insulina de maneira eficaz.

Outro fator importante ao qual a obesidade é relacionada por médicos, é a saúde mental. Vamos comentar, também, sobre como estes diagnósticos se cruzam.

A obesidade afetando a saúde mental

A obesidade pode estar associada tanto à genética, quanto aos hábitos diários daqueles que assim são diagnosticados. Alguns destes hábitos, como compulsão alimentar, já são patologias psicológicas associadas à ansiedade, e que podem levar ao quadro de obesidade àqueles que não tiverem um auxílio neste controle.

Algumas das formas em que a obesidade pode afetar na saúde mental são: 

  • Transtornos alimentares: transtorno de compulsão alimentar periódica (TCAP) e a bulimia nervosa, são alguns dos transtornos entre as pessoas com obesidade – ou mesmo anorexia;
  • Ansiedade: algumas pessoas já possuem este diagnóstico desde bastante jovens e, não é incomum que esta seja “descontada” na comida, por meio da compulsão alimentar; além de que, algumas pessoas já quando obesas, podem atenuar a ansiedade pela preocupação com a saúde ou mesmo em relação a como são percebidas pelos outros;
  • Estimas: a discriminação que algumas pessoas sofrem pela sua composição corporal e circunferência, também contribui com os problemas de saúde mental, por mexer com a autoestima e, muitas vezes, ser razão de isolamento social;
  • Depressão: pelos estigmas criados, muitas pessoas obesas não possuem uma boa relação com a sua aparência física, aumentando a baixa autoestima, sentimentos de rejeição, entre outros sentimentos negativos, que podem tornar ainda maior o isolamento social, ansiedade e, logo, a depressão.

A Matriz pode ajudar neste controle

É importante salientar que a relação entre obesidade e saúde mental é complexa e delicada. Tendo em vista que a obesidade pode ser uma causa, mas também um efeito de questões de saúde mental, é fundamental o acompanhamento médico e psicológico para tratar a condição de saúde dos diagnosticados obesos.

Para contribuir no controle e monitoramento indicado clinicamente, a Matriz Farmácia de Manipulação, além  de estar preparada para atender às prescrições de médicos e nutricionistas,  dispõe de  formulações indicadas  por Farmacêuticas experientes que auxiliam na administração de alguns gatilhos e bem-estar. 

Desde florais e homeopatias, óleos essenciais, como cápsulas detoxificantes ou mesmo compostos para auxiliar no autocontrole com a compulsão alimentar.

Fale com nossas equipes em São Leopoldo e Novo Hamburgo!

Conte com a Matriz para te contribuir com o seu bem-estar e o bom equilíbrio da sua saúde.


×
//]]>