O escaldão (ou eritema solar) é uma queimadura causada pela exposição aos raios ultravioleta (UV) e ao sol. A sua intensidade varia, podendo ser classificada em primeiro grau (menor incidência), segundo grau (com formação de bolhas e dor mais intensa) e terceiro grau (maior gravidade, com destruição de tecidos).
Não importa qual seja o caso, as agressões solares têm um efeito cumulativo, que fica “gravado” na “memória” da pele.
Por conta disso, acaba potencializando o envelhecimento precoce e o aparecimento de doenças como o câncer cutâneo, depois de vários anos ou mesmo décadas, pois o dano é cumulativo.
Ressaltamos que a maioria das queimaduras solares curam-se de forma espontânea, mas alguns dos medicamentos utilizados necessitam de prescrição médica, como os corticoides e dos antibióticos.
Sendo assim, procure orientação de um profissional após tomar algumas precauções que irão amenizar o incômodo e impedirão problemas maiores.
Saiba que se a queimadura solar for intensa ou se apresentar outros sintomas, como tonturas, náuseas ou febre, deve procurar imediatamente o médico.
Cerca de 60% da população admite já ter sofrido um escaldão. Já em 2013, cerca de 13% das pessoas tiveram queimaduras solares ao participar de maratonas.
Para evitar queimaduras, é importante usar sempre protetor solar e respeitar as horas de exposição ao sol, evitando as horas de pico.
E para se proteger da maneira correta, conte com os produtos de manipulação da Matriz!
Nossos produtos são manipulados conforme a sua necessidade!
Não sofra mais com queimaduras solares, conte conosco e a sua pele ficará livre desse problema.
Olá! Em que podemos lhe ajudar hoje?