Coletor Menstrual – MATRIZ Farmácia de Manipulação

Coletor Menstrual

O que é coletor menstrual?

Como o próprio nome diz, serve para coletar o sangue menstrual. Ao contrário dos absorventes, não absorve, apenas coleta.

O coletor é um copinho reutilizável, desenvolvido com silicone hospitalar, o que traz total segurança para as usuárias.

Por não deixar o sangue em contato com a pele, elimina alergias advindas do uso de absorventes comuns e também a proliferação de bactérias na região íntima.

Para maior conforto e comodidade, foi desenvolvido um kit com dois coletores, bastando retirar um e colocar outro.

Fornecedor: A Fleurity é uma empresa americana, com sede de desenvolvimento de produtos no Brasil. Os produtos são desenvolvidos com a base de silicone hospitalar, atendendo todos os requisitos de segurança. A empresa conta com equipe altamente capacitada, com profissionais com anos de experiência no mercado e ótima estrutura de produção, garantindo, assim, a qualidade dos produtos.

Opções de tamanhos:
A escolha do tamanho é importante para prevenir possíveis vazamentos.
Tipo 1
Recomendado para mulheres com mais de 30 anos ou que já tenham filhos. Ele possui 46mm de diâmetro. Tem capacidade total de 28ml. Tamanho: 82mm

https://matrizmanipulacao.com.br/produto/coletor-menstrual-tipo-1/
Tipo 2
Recomendado para mulheres com menos de 30 anos e que não tenham filhos. Possui 40mm de diâmetro e capacidade total de 25ml. Tamanho: 82mm
Tipo 3
Kit composto por um coletor do tipo 1 e um coletor do tipo 2, facilitando para quem gostaria de ter um coletor de cada tamanho.

https://matrizmanipulacao.com.br/produto/coletor-menstrual-tipo-3/

Recomendações:
É recomendável o uso ininterrupto de até 12 horas no máximo. A quantidade de vezes que o coletor for esvaziado, vai depender do fluxo da usuária. Para maior segurança, basta substituir um coletor do kit pelo outro.

Benefícios:
Sem alergias – Muitas mulheres sofrem com as alergias do uso recorrente de absorventes, tanto interno quanto externos. O coletor Fleurity não causa nenhum tipo de alergia, pois é desenvolvido com silicone antialérgico.
Ecológico – Um absorvente demora em média 100 anos para se decompor na natureza. O coletor menstrual é reutilizável, dura cerca de 10 anos e não produz resíduos. Para maior durabilidade, o ideal é que o mesmo seja guardado higienizado, sem o toque direto
Econômico – Apresenta uma proposta diferente dos concorrentes; além de ter uma durabilidade de 10 anos, tem um custo inferior dos que estão no mercado.
Vida + ativa = liberdade: Mulheres usuárias defendem que é possível a realização de atividades físicas e tarefas cotidianas com tranquilidade.

Saiba mais sobre esse produto! Converse com nossas farmacêuticas e atendentes em São Leopoldo e Novo Hamburgo.

Ainda tem dúvidas?

Os coletores menstruais começaram a fazer muito sucesso nos últimos anos, ainda que se trate de um produto antigo, cuja invenção remete há alguns séculos.

Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto e quer entender quais são os benefícios, sugerimos que você continue a leitura deste artigo!

O que é e para que serve um coletor menstrual?

O coletor menstrual é um produto de higiene íntima feminina reutilizável. Basicamente, se trata de um copo pequeno e flexível em forma de funil feito de borracha ou silicone que você insere na vagina para coletar o fluido menstrual.

Uma vantagem dos coletores menstruais é que eles podem reter mais sangue do que outros métodos. Isso pode levar muitas pessoas a usá-los como uma alternativa ecológica aos absorventes internos.

E um outro benefício é que, dependendo do seu fluxo, você pode usar um coletor menstrual por até 12 horas.

Como usar um coletor menstrual?

Antes de tudo, é importante que você descubra o tamanho ideal para a sua necessidade. Mas, para te ajudar com isso, a maioria das marcas, como a Fleurity, vendem versões pequenas e grandes.

No entanto, uma boa dica para descobrir o tamanho do coletor menstrual que você deve comprar é considerar os seguintes pontos:

  • sua idade;
  • comprimento do seu colo do útero;
  • se você tem um fluxo pesado ou não;
  • firmeza e flexibilidade do coletor;
  • capacidade do copo;
  • força dos músculos;
  • se você deu à luz por parto normal.

Calma! Inicialmente, podem parecer muitas considerações, mas uma ida ao ginecologista e você já consegue sanar essas dúvidas.

Colocando o coletor menstrual pela primeira vez

Se você adquiriu um coletor menstrual e não sabe como colocá-lo, fique tranquila, pois estamos aqui para te ajudar com essa dúvida. Siga a leitura e aprenda como usar:

  1. Lave bem as mãos.
  2. Aplique água ou um lubrificante à base de água na borda do coletor.
  3. Dobre firmemente o coletor ao meio, segurando-o em uma das mãos com a borda voltada para cima.
  4. Insira o coletor, com a borda para cima, na vagina, como se fosse um absorvente interno sem aplicador. Ele deve ficar alguns centímetros abaixo do colo do útero.
  5. Quando o coletor estiver na vagina, gire-o. Ele se abrirá para criar uma vedação hermética que impede vazamentos

E, pronto!

Normalmente, se você tiver aplicado corretamente, você não sentirá o coletor menstrual. Além disso, você também pode se mover, pular, sentar, ficar de pé e fazer outras atividades sem que o coletor caia. Então, se isso acontecer ou você tiver qualquer dificuldade, o recomendado é que procure um médico para te auxiliar.

Quando eu devo tirar o meu coletor menstrual?

O coletor menstrual pode ser utilizado de 6 a 12 horas, dependendo se você tem fluxo intenso ou não. No entanto, é importante que o coletor seja removido com, no máximo, 12 horas de uso. Caso contrário, isso pode causar vazamentos ou problemas maiores, como infecções.

Como tirar o coletor menstrual?

Para retirar um coletor menstrual, basta seguir os próximos passos:

  1. Lave bem as mãos.
  2. Coloque o dedo indicador e o polegar na vagina. Então, puxe a haste do coletor suavemente até chegar à base.
  3. Aperte a base para liberar a vedação e puxe para baixo para remover o coletor.
  4. Depois de retirado, esvazie o coletor na pia ou vaso sanitário.

Lembre-se de esvaziar o seu coletor menstrual, no mínimo, duas vezes ao dia.

Quais são os benefícios dos coletores menstruais?

Agora que você já sabe o que é um coletor menstrual, para que serve e como utilizá-lo, vamos passar brevemente pelas vantagens do uso deste protetor higiênico. Confira quais são:

  • Eles são econômicos: você paga um preço único por um coletor menstrual reutilizável, ao contrário dos tampões ou absorventes, que precisam ser comprados continuamente.
  • Os coletores menstruais são seguros: como eles coletam em vez de absorver sangue, você não corre o risco de contrair algumas infecções associadas ao uso de absorvente interno;
  • Os coletores menstruais retêm mais sangue: um coletor menstrual pode conter cerca de 30 a 60 ml de fluxo menstrual. Os absorventes internos, por outro lado, podem conter apenas um terço desse valor;
  • Eles são ecológicos: coletores menstruais reutilizáveis ​​podem durar muito tempo, o que significa que você não está contribuindo com mais resíduos para o meio ambiente.

Fonte: blogfleurity

×